Equipe Militar, Um Mundo de Oportunidades!

Outros Cursos e Projetos

PROJETOS DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL

REDAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS: (seu curso prático, eficiente e sem fins lucrativos )

 

Este gratificante curso tem por finalidade a preparação do aluno para concursos públicos civil e militar, Vestibular e ENEM. Funciona também como um excelente instrumento para o aperfeiçoamento dos que lidam diariamente com a escrita, seja para o uso profissional ou lúdico.  “Passados mais de cinco anos de projeto, tivemos o prazer de aprovar todos os nossos alunos nos exames vestibulares e em concursos públicos.” – diz o prof. Henrique Pirata, idealizador do projeto e um dos maiores nomes na disciplina de Língua Portuguesa no estado.  

O projeto “Redação ao Alcance de todos”, direcionado a jovens ou adultos com, no mínimo, o 8º ano do Ensino Fundamental, tem contribuído para o bom êxito de centenas de alunos nestes mais de cinco anos de atividades, seja para auxílio estudantil, profissional ou para uso lúdico. Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, cujo valor cobrado ao interessado visa apenas ao custeio das despesas com energia e material didático, as aulas são totalmente gratuitas. O curso tem duração média de 6 (seis) semanas, com aulas de 1h e 30min duas vezes por semana, ou 3h aos sábados. São abertas turmas 4 vezes ao ano a critério da coordenação de ensino. É um curso que trabalha todos os tipos de texto: dissertativo, descritivo e narrativo, focando principalmente o dissertativo. As aulas são ministradas pelo exímio professor Henrique Pirata. O curso, que inicia com a teoria da redação, é estritamente prático - explora a prática redacional efetiva do aluno, mas aplica também conteúdos gramaticais como regência, concordância, uso do acento grave, pontuação, acentuação gráfica e outros necessários à boa produção de texto. Além disso, são interpretados e discutidos textos de assuntos pertinentes à atualidade. Ao fim do curso, é aplicado teste para medição de resultados, os alunos que tirarem média igual ou superior a 7,0 (sete) recebem certificado de conclusão do curso. Os interessados neste curso deverão reservar sua vaga junto à secretaria do curso Equipe Militar.

 

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO FÍSICA – PPF (Instalações do 63º BI – Florianópolis)

O Programa de Preparação Física (PPF) é uma importante ferramenta oferecida gratuitamente pelo Curso Equipe Militar, que visa ao preparo físico de nossos alunos para os exames de aptidão física da seleção dos concursos militares. É mais uma iniciativa de nosso curso, que deu tão certa, que vem sendo copiada por outros cursos no país afora. Trata-se de um trabalho sério, bem elaborado e acompanhado por nosso professor de educação física Paulo Faveri, com formação desportiva, auxiliado por nosso exímio preparador físico do Exército, Sargento Paraquedista Jhonata Meurer, atleta nato, e que já foi aluno de nosso curso em 2009. Com apoio do renomado 63º Batalhão de Infantaria (63º BI), localizado no bairro do Estreito em Florianópolis, aos fins de semana, são feitas e medidas, criteriosamente, todas as atividades físicas cobradas pelo exame físico de cada Escola Militar. Cada aluno faz os exercícios orientado e fiscalizado por nossos instrutores, e seu desempenho é lançado cada vez que o executa, de modo que supere as medidas cobradas pelos concursos militares e estar pronto no dia da seleção. Os registros dessas atividades são guardados seguramente em um banco de dados, onde só o aluno e a organização do Equipe Militar têm acesso. Para que o aluno possa participar do PPF, deve este apresentar à direção do curso o Atestado Médico liberando-o para a prática de exercícios físicos. Além disso, o seu responsável deve assinar um Termo de Responsabilidade junto à direção do curso, de modo a autorizar seu filho a participar das atividades físicas. Todo esse programa é feito dentro da maior responsabilidade, segurança e legalidade.

 

TRANSLADOS DE APOIO AOS CONCURSOS –TAC (Translado Florianópolis/Curitiba)

(Empresa parceira Dodotur)

(Passeio ao Jardim Botânico)

(Estada no hotel em Curitiba)

(Prova, Colégio Militar - EB)

Este importante serviço prestado a nossos alunos também é uma iniciativa pioneira do curso Equipe Militar, que já funciona há mais de oito anos e, por seu grande êxito e papel social, já vem sendo copiado por outras instituições no país. O translado, que é oferecido a baixo custo para os alunos, funciona estritamente para a condução de alunos que prestam concurso para a Aeronáutica (EEAR, AFA e EPCAR), pois é a única Força que há anos não faz tais concursos em Santa Catarina, os lugares mais próximos são Canoas-RS e Curitiba-PR. Em vista disso, a coordenação do Equipe Militar, com o objetivo de trazer comodidade aos pais e a nossos alunos, reserva hotel, ônibus e restaurante, tudo de qualidade e com a maior segurança possível, e leva nossos alunos à cidade de Curitiba, saindo no sábado e retornando no domingo, pois a prova é durante a manhã e parte da tarde de domingo. Como forma de descontrair os alunos, estes, logo que chegam a Curitiba, são levados ao Jardim Botânico, mais belo ponto turístico da cidade, depois se hospedam no hotel de nossa parceria no centro de Curitiba. À noite vão todos ao Shopping Estação para passeio e alimentação – tudo é proposto pela coordenação do curso (que os acompanha em todo momento). Não é algo obrigatório, os que desejam ficar concentrados no hotel são liberados. No dia da prova, os alunos tomam um delicioso café colonial no hotel e seguem animados para o local da prova. Chegando lá, recebem as últimas orientações, é feita uma oração de agradecimento ao Senhor Deus por mais uma etapa vencida e fortalecimento dos alunos, após isso eles seguem confiantes e munidos de todo material necessário e lanche para refeição durante a prova. Terminada a prova, os monitores pegam os alunos, e todos se dirigem a uma renomada Churrascaria de nossa parceria e fazem uma merecida e apetitosa refeição. Enfim, o ônibus sai rumo a Florianópolis, e os alunos são entregues a seus responsáveis. Durante todos estes anos, nossa direção tem recebido enormes elogios pela forma segura e bem planejada que esta missão tem sido feita, sem que os pais e os alunos façam isso com maiores custos e dificuldades. É o Equipe Militar cumprindo seu papel social, pensando na melhor forma de atender seus alunos e clientes.

 

PALESTRAS MOTIVACIONAIS COM OFICIAIS, CADETES E SARGENTOS (EX-ALUNOS)

(Cap. Aviador Damaceno, Base Aérea)

(Palestra, Cadetes Noronha e Garcia, AMAN)

(A turma e o Cadete Noronha, ex-aluno)

(Palestra, Suboficial Pirata, Base Aérea)

(Alunos com os paraquedistas do PARASAR)

(Visita à EEAR aos ex-alunos do curso)

Sabemos que o aluno necessita de motivação para levar sua vida estudantil, vida de concursando, de forma que se sinta responsável com seu árduo dever de estudar, mas feliz e realizado ao fazer isso. Nesta perspectiva, torna-se fundamental o contato de nossos alunos com militares mais experientes das Forças Armadas e sua participação em missões e projetos promovidos por Unidades Militares parceiras do curso Equipe Militar. Desse modo, nossos alunos vivenciam de perto a realidade de ser militar, isso os anima e também os orienta quanto à profissão militar a seguir e em que Força servir. Além dessa importante interação com militares da ativa, nosso curso promove o intercâmbio com militares e ex-alunos do curso (que já estão na Escola Militar ou já são oficiais ou sargentos), por meio de palestras motivacionais e visitas aos ex-amigos de turma nas Academias Militares e Escola de Formação de Sargentos. Isso tudo só é possível porque nossa Escola Preparatória é administrada pelo Suboficial Paraquedista, Henrique Pirata, militar da reserva e parceiro das Forças Armadas. Outro fator importante é que nosso diretor, de forma gratuita, faz palestras em quartéis e escolas da rede pública e privada, a fim de fazer com que jovens e adolescentes conheçam as Forças Armadas e sejam orientados quanto às inúmeras oportunidades que elas lhes oferecem a cada ano.

 

EVENTOS SOCIAIS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E EX-ALUNOS

(Festa Julina com competição entre os alunos)

(Festa de fim de ano, professores e alunos)

(Jantar de integração dos alunos)

Durante o ano letivo, em datas comemorativas, alunos e professores são convidados a participarem de eventos sociais totalmente patrocinados pelo curso Equipe Militar. Tal iniciativa, que ocorre sempre em fim de semana ou feriado, de modo a não atrapalhar o bom andamento dos estudos, nossa prioridade, busca estabelecer uma maior aproximação entre docentes e discentes e dar uma oportunidade a todos de um descanso merecido. Na ocasião, são convidados os ex-alunos que estão nas Escolas Militares para, juntos, participarem do evento e poderem interagir com seus colegas e contarem suas experiências na vida de aluno-militar. Isso proporciona momentos de descontração e alegria além da oportunidade de motivar nossos alunos e aproveitar para gratificar os professores, que durante todo o ano dedicam-se arduamente em prol de nossos alunos.

Os eventos mais comuns são as Festas Juninas, em que os alunos disputam entre si em competições de cultura regional, o jantar (churrasco dos alunos) e a tradicional Festa de Fim de Ano, ocorrida no primeiro sábado após o encerramento do ano letivo. É o evento mais esperado pelos alunos, nele são relembrados todos os momentos vivenciados durante o ano e comemorados os resultados alcançados. Nesta grande festa a Direção do Equipe Militar aproveita a oportunidade para uma oração de agradecimento ao Senhor Deus pelos desafios vencidos e para presentear funcionários, professores e alunos que mais se destacaram. Nesta ocasião, um presente especial é sorteado entre todos os alunos do curso, inclusive os novos matriculados para o ano seguinte. Isso tudo é uma forma de nós, administração do Equipe Militar, mostrarmos nossa gratidão e alegria ao Senhor Deus e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para nossa VITÓRIA.

CURSO PREPARATÓRIO EQUIPE MILITAR – UM MUNDO DE OPORTUNIDADES