PRINCIPAIS CONCURSOS MILITARES

ARTIGOS 18/12/2023

O ingresso na carreira militar é facultado a qualquer brasileiro (de ambos os sexos) que tenha concluído o Ensino Fundamental, Médio ou Superior, e que conquiste aprovação em concurso público para uma das três instituições das Forças Armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica.

Caso você se sinta vocacionado a seguir carreira nas Forças Armadas, estamos aqui para ajudá-lo nesta escolha tão importante. A vida militar exige desprendimento, coragem e lealdade acima de tudo. O militar deve ser um servidor devotado de seu País.

Cada Instituição Militar oferece cursos de formação específicos, com exigências que deverão ser atendidas por seus participantes. Vamos, portanto, conhecer quais são esses cursos e suas peculiaridades.

EXÉRCITO

Cursos de formação oferecidos:

- Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

- Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), Nível Superior

- Escola de Saúde do Exército (EssEx)

- Escola de Sargentos das Armas (ESA)

- Escola de Sargentos de Logística (EsLog)

- Instituto Militar de Engenharia (IME)

Além de prestar concurso público, quem deseja candidatar-se precisa estar dentro das seguintes exigências, podendo variar de Força para Força e concurso para concurso:

- altura mínima de 1,60m para os homens e de 1,55m para as mulheres;

- ser brasileiro nato ou naturalizado;

- ensino fundamental para jovens de 14 a 17 anos, ensino médio completo ou estar no terceirão para jovens de 17 a 23 anos e nível superior para concursos de nível superior com idades de 21 a 32 ou 35 anos, ver editais.

Aos candidatos classificados será imposto, ainda, um teste de aptidão física, sendo dividido entre homens e mulheres da seguinte forma (que podem também variar - ver cada edital), o exemplo abaixo é o exigido pela ESA (sargento do Exército), os demais possuem exigências parecidas, veja cada edital:

 

 

MARINHA

Cursos de formação oferecidos:

- Colégio Naval (CN)

- Escola Naval (EN)

- Escola de Aprendizes Marinheiros (EAM)

Soldado Fuzileiro Naval (FN)

- Marinha Mercante (EFOMM)

Quadro técnico de cabos

Formação de Sargento Músico Fuzileiro Naval.

- Quadro Complementar da marinha (Nível Superior)

Para ingressar na Marinha do Brasil é preciso ter, no mínimo, 14 anos de idade e prestar concurso público. As mulheres só podem se candidatar a vagas na Escola Naval (EN), EFOMM ou no Curso de Sargento Músico Fuzileiro Naval.

Força Aérea Brasileira

Cursos oferecidos:

- Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EpCar)

- Escola de Sargentos da Aeronáutica, CFS e EAGS (EEAR)

- Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica (CFOAV)

- Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF) – somente para homens

- Curso de Formação de Oficiais Intendentes da Aeronáutica (CFOINT)

- Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).


IMPORTANTE: Marinha e Força Aérea também exigem testes de aptidão física para os candidatos classificados nas provas intelectuais, ver o edital.

ESTUDAR É PRECISO

O aprendizado de habilidades específicas é hoje reconhecido como condição necessária à conquista de um lugar no mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo. Para ingresso nos cursos de formação das Forças Armadas, é preciso um esforço ainda maior. Adquirir uma base sólida de conhecimentos específicos, mas também de cultura geral, eis tudo o que se exige de quem deseja aprovação nesses Concursos Públicos. Se você quer mesmo seguir a carreira militar, tem que se dedicar de corpo, alma e coração aos estudos preparatórios.


O Curso Preparatório Equipe Militar preparou-se para ser o seu principal guia de estudos nesta fase tão importante de sua vida. Venha nos visitar e conhecer nossas instalações, nossos métodos inovadores e nossa equipe de professores. Ficaremos honrados em participar com você desse grande desafio. Queremos que faça parte de nossas fileiras de vencedores. Lembramos que nosso preparatório é 100% presencial, de SEGUNDA a SEXTA, com turmas nos três turnos e com simulados frequentes idênticos às provas que você realizará, e em nível maior ainda para facilitar sua aprovação. Não é à toa que somos um curso IMBATÍVEL! Estudar aqui é ter a certeza da aprovação e das bênçãos do Senhor Jesus, zeloso Deus, em sua vida!